PASSO-A-PASSO PARA UMA MELHOR UTILIZAÇÃO DE IMAGENS
NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
1º PASSO: A SELEÇÃO DOS
CONCEITOS
Identifique autores que discutam os conceitos selecionados
para o momento planejado, por conseguinte, faça uma análise detalhada das obras
indicadas no programa de ensino e/ou que tenham ligação com o conteúdo da
ementa. Além do exposto, torna-se necessário a realização de uma triagem dos fragmentos
teóricos que ofereçam uma sustentação ao desenvolvimento da atividade dialógica,
bem como, um recorte cuidadoso dos fragmentos que possibilite uma cadência
lógica do processo de discussão.
2º PASSO: A SELEÇÃO DAS
IMAGENS
O segundo passo requer um levantamento prévio das imagens
numa base de dados e/ou no acervo pessoal do educador, atualmente tendo como opção a utilização da ferramenta
de busca Google Imagens, que possibilita a visualização de um número
considerável de fotos/imagens que são armazenadas na Web. Desse modo, escolha imagens
que possam incentivar a participação e facilmente ser articuladas aos conceitos
da Ciência da Informação, tais como, sociedade em rede, competência digital,
competência informacional dentre outros de interesse do grupo com o qual irá trabalhar.
3º PASSO: A ARTICULAÇÃO
DOS CONCEITOS
Em seguida, armazene os fragmentos da teoria selecionada, por exemplo, no
Power Point juntamente com as imagens contextualizadas, de forma que algumas
imagens sejam utilizadas antes da apresentação dos conceitos, possibilitando,
com isso, uma discussão mais livre entre os alunos. O contrário também deve
acontecer, em determinados momentos apresente os fragmentos teóricos e em seguida as imagens,
de forma que possam auxiliar no processo de diálogo.
4º PASSO: A REPLICAÇÃO
DA DINÂMICA
Mesmo que o objetivo principal da atividade pedagógica não
seja a replicação da dinâmica, recomende a utilização da técnica para os alunos
apresentando os passos para a sua realização. Um recurso que
pode facilmente ser utilizado é o armazenamento das informações num vídeo com a finalidade de ser disponibilizado para os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário