7 de mar. de 2013




PASSO-A-PASSO PARA UMA MELHOR UTILIZAÇÃO DE IMAGENS NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO











 

1º PASSO: A SELEÇÃO DOS CONCEITOS

Identifique autores que discutam os conceitos selecionados para o momento planejado, por conseguinte, faça uma análise detalhada das obras indicadas no programa de ensino e/ou que tenham ligação com o conteúdo da ementa. Além do exposto, torna-se necessário a realização de uma triagem dos fragmentos teóricos que ofereçam uma sustentação ao desenvolvimento da atividade dialógica, bem como, um recorte cuidadoso dos fragmentos que possibilite uma cadência lógica do processo de discussão.

 

2º PASSO: A SELEÇÃO DAS IMAGENS

O segundo passo requer um levantamento prévio das imagens numa base de dados e/ou no acervo pessoal do educador, atualmente tendo como opção a utilização da ferramenta de busca Google Imagens, que possibilita a visualização de um número considerável de fotos/imagens que são armazenadas na Web. Desse modo, escolha imagens que possam incentivar a participação e facilmente ser articuladas aos conceitos da Ciência da Informação, tais como, sociedade em rede, competência digital, competência informacional dentre outros de interesse do grupo com o qual irá trabalhar.

 

3º PASSO: A ARTICULAÇÃO DOS CONCEITOS

Em seguida, armazene os fragmentos da teoria selecionada, por exemplo, no Power Point juntamente com as imagens contextualizadas, de forma que algumas imagens sejam utilizadas antes da apresentação dos conceitos, possibilitando, com isso, uma discussão mais livre entre os alunos. O contrário também deve acontecer, em determinados momentos apresente os fragmentos teóricos e em seguida as imagens, de forma que possam auxiliar no processo de diálogo.  

 

4º PASSO: A REPLICAÇÃO DA DINÂMICA

Mesmo que o objetivo principal da atividade pedagógica não seja a replicação da dinâmica, recomende a utilização da técnica para os alunos apresentando os passos para a sua realização. Um recurso que pode facilmente ser utilizado é o armazenamento das informações num vídeo com a finalidade de ser disponibilizado para os alunos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário