14 de jul. de 2012

Alterações do projeto da pesquisa




ETAPAS
PROJETO DE PESQUISA
ANTIGO
NOVO



TÍTULO
A COMPTÊNCIA LEITORA NA BIBLIOTECA ESCOLAR: CRIAÇÃO, DISPONIBILIZAÇÃO E USO DO BANCO DE LENDAS DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA (ES)



A INFORMAÇÃO CONTIDA NAS LENDAS CAPIXABAS: UMA PROPOSTA DE TRABALHAR COM A COMPETÊNCIA LEITORA POR MEIO DA ORALIDADE NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA (ES)




TEMA
Competência leitora e biblioteca escolar
Competência leitora e narrativa oral

PROBLEMA
Como viabilizar a competência leitora por meio da disponibilização das lendas capixabas no ambiente escolar?
Como pensar a disponibilização das lendas capixabas de forma que se possa chegar aos diversos tipos de ambientes educacionais, tendo como finalidade contribuir com a competência leitora na chamada sociedade da informação?
OBJETIVO
Viabilizar uma base de lendas capixabas, tendo como foco o desenvolvimento da competência leitora nas bibliotecas escolares do nível fundamental na Região Metropolitana da Grande Vitória (ES).

Pensar a disponibilização das lendas capixabas de forma que se possa chegar aos diversos tipos de ambientes educacionais, tendo como finalidade contribuir com a competência leitora na sociedade da informação.
METODOLOGIA
a) levantamento de referencial teórico acerca do tema; b) resgate das lendas por meio de técnicas da História Oral; c) discussão da práxis bibliotecária e sua relação com o uso das lendas e competência leitora d) criação de um ambiente digital denominado banco de lendas; e) armazenamento e disponibilizar material recolhido.
a) realização de levantamento bibliográfico sobre a competência leitora e narrativa oral; b) trabalho de campo para resgate das narrativas por meio da adaptação dos métodos da história oral temática; c) elaboração de um protótipo do Banco de Lendas da Região Metropolitana da Grande Vitória (ES); d) num espaço de educacional disponibilização digital de textos e imagens de forma que o modelo possibilite diálogos sobre a competência leitora pela via da oralidade nessa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário