14 de jul. de 2012

DETALHAMENTO DA BASE TEÓRICA





Meri Nadia Marques Gerlin

Tendo como objeto de pesquisa a lenda capixaba, para iniciar o estudo pretendo utilizar o trabalho de NOVAES (1968) que registrou as narrativas no Espírito Santo no século XX. Todavia, outras obras regionais e nacionais serão buscadas para entender aspectos conceituais e causais da utilização das narrativas em comunidades que, mesmo na dita sociedade da informação, ainda dedicam-se a essa arte artesanal, que perante os avanços da modernidade se encontra em extinção conforme pontua Benjamin (1996).
Tendo em vista as relações que comumente são estabelecidas com a leitura no século XXI, principalmente no que se refere a competência leitora buscada em diversos ambientes educacionais (família, escola, biblioteca, comunidades etc.), inicio um levantamento bibliográfico para entender que esse tipo de competência é atravessada pela alfabetização, letramento e competência informacional (CUEVAS, 2006; SIMEÃO, 2006 e GUASQUE, 2012).   
Resgatar então as lendas, que são estratégias para a comunicação e mediação de uma diversidade de aspectos sociais e culturais do povo capixaba, insere essa pesquisa no campo da Ciência da Informação que apresenta como base a trans e interdisciplinaridade, assim como, as demandas da sociedade (LE COADIC, 1996). Registro ainda que as lendas serão resgatadas por meio da adaptação de métodos da História Oral (THOMPSON, 1992), a fim de realizar uma pesquisa participante com o cotidiano dos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória (ES), sendo estes delineados como campo da pesquisa (aos quais ainda serão selecionados para esse trabalho com história oral temática).
Após essas etapas, parte dos textos e imagens serão armazenadas em mídia digital, com a finalidade de criar protótipo do banco de lendas, disponibilizando, com isso, possibilidades de leituras extensivas (CHARTIER, 1998) para os sujeitos, com os quais desejo estabelecer diálogos acerca da competência leitora pela via da narrativa oral.

BASE TEÓRICA :
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. SP: Brasiliense, 1996.
CHARTIER, R., CAVALLO, Guglielmo (Org). História da leitura no mundo ocidental, vol. 1. Coleção Múltiplas Escolhas. Editora Ática, 1998.
CUEVAS, A. Alfabetización en información y lectura en los nuevos entornos educativos. In: Miranda, A.; Simeão, E. Alfabetização digital e acceso ao conhecimento. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. p. 79-95.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação/Universidade de Brasília, 2012. 183 p.
SIMEÃO, Elmira. Comunicação Extensiva e Informação em rede. Brasília: Editora Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, 2006.
LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.
NOVAES, Maria Stella de. Lendas capixabas. São Paulo: FTD, 1968. 162 p.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. RJ: Paz e Terra, 1992.

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