Meri Nadia Marques Gerlin
Tendo como
objeto de pesquisa a lenda capixaba, para iniciar o estudo pretendo utilizar o trabalho de NOVAES (1968) que registrou as narrativas no Espírito Santo no
século XX. Todavia, outras obras regionais e nacionais serão buscadas para
entender aspectos conceituais e causais da utilização das narrativas em
comunidades que, mesmo na dita sociedade da informação, ainda dedicam-se a essa
arte artesanal, que perante os avanços da modernidade se encontra em extinção
conforme pontua Benjamin (1996).
Tendo em
vista as relações que comumente são estabelecidas com a leitura no século XXI,
principalmente no que se refere a competência leitora buscada em diversos
ambientes educacionais (família, escola, biblioteca, comunidades etc.), inicio
um levantamento bibliográfico para entender que esse tipo de competência é
atravessada pela alfabetização, letramento e competência informacional (CUEVAS, 2006;
SIMEÃO, 2006 e GUASQUE, 2012).
Resgatar
então as lendas, que são estratégias para a comunicação e mediação de uma
diversidade de aspectos sociais e culturais do povo capixaba, insere essa
pesquisa no campo da Ciência da Informação que apresenta como base a trans e
interdisciplinaridade, assim como, as demandas da sociedade (LE COADIC, 1996). Registro
ainda que as lendas serão resgatadas por meio da adaptação de métodos da
História Oral (THOMPSON, 1992), a fim de realizar uma pesquisa
participante com o cotidiano dos municípios da Região Metropolitana da Grande
Vitória (ES), sendo estes delineados como campo da pesquisa (aos quais ainda
serão selecionados para esse trabalho com história oral temática).
Após essas
etapas, parte dos textos e imagens serão armazenadas em mídia digital, com a
finalidade de criar protótipo do banco de lendas, disponibilizando, com isso, possibilidades de leituras extensivas (CHARTIER, 1998) para os sujeitos, com os quais desejo estabelecer diálogos acerca da competência leitora pela via da narrativa oral.
BASE TEÓRICA :
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre
literatura e história da cultura. SP: Brasiliense, 1996.
CHARTIER, R., CAVALLO, Guglielmo (Org). História da leitura no mundo
ocidental, vol. 1. Coleção Múltiplas Escolhas. Editora Ática, 1998.
CUEVAS, A. Alfabetización en información y lectura en los nuevos entornos
educativos. In: Miranda, A.; Simeão, E. Alfabetização digital e acceso ao
conhecimento. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. p. 79-95.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento Informacional:
pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da
Informação/Universidade de Brasília, 2012. 183 p.
SIMEÃO, Elmira. Comunicação Extensiva e Informação em rede.
Brasília: Editora Departamento de Ciência da Informação e Documentação,
Universidade de Brasília, 2006.
LE COADIC, Yves-François. A
ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.
NOVAES, Maria Stella de. Lendas capixabas. São Paulo: FTD, 1968. 162 p.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. RJ: Paz e Terra,
1992.
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