A AVALIAÇÃO E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EM TORNO DO RELATÓRIO DA PRÁTICA DE ENSINO (SEGUNDA PARTE)
AVALIAÇÃO
Perante o estabelecimento de diálogo dos onze alunos que participaram do processo, segue as imagens que foram utilizadas tanto para as reflexões quanto para a avaliação, bem como, aquilo que foi produzido em torno dos objetivos propostos:
"Quanto a primeira imagem, realmente
vem ao encontro do exposto, ao propor um mundo em rede, interligado, com mouses
ligados" (ALUNO E).
"Entendo que hoje não podemos viver desconectados dessa rede,
'sociedade' da informação. Mas mesmo inseridas nesse contexto, não podemos
abrir mão do nosso senso crítico, da nossa competência de avaliação de
informações [...]" (ALUNO K).
Essa imagem permite refletir "A internet interligando o mundo"
(ALUNO B).
“Nesse contexto, a construção de competências é um desafio" (ALUNO
D).
A "Sociedade em rede apresenta o atual
comportamento mundial, mostrando a informalidade e a pessoalidade – em que as
pessoas têm o contato, principalmente, virtualmente, mas também as empresas,
que utilizam a tecnologia para criar novas formas de gestão" (ALUNO C).
"A primeira imagem nos traz a ideia de que
as tecnologias configuram as normas de comunicação, de ligação em que não só o
mundo corporativo está firmado mas toda a sociedade" (ALUNO J).
"Com relação ás competências, na área
da ciência da informação, aparenta ser a capacidade de discernimento dentre
aquilo que está disponível e ter a criticidade suficiente para resolver e
separar aquilo que é importante e real daquilo que é irrelevante e
falso" (ALUNO C).
Por outro lado, na administração entende-se,
de maneira geral, que competência é a capacidade que se tem de resolver
algo" (ALUNO C).
"Na busca interminável por novas
competências corremos os riscos de não nos tornarmos grandes especialistas em
nada. Sem dúvida existem competências mais generalistas que são buscadas por
todos empregadores ou áreas" (ALUNO G);
"É fato que na atual sociedade de rede
em que nos encontramos, as informações são disponibilizadas de forma muito
rápida, de modo quase instantâneo, e compartilhada por um número muito amplo,
ou global de pessoas" (ALUNO I).
"É importante salientar que nem sempre
há uma análise, ou mesmo, crítica das informações que são disseminadas ao
grande público global. Dessa forma, faz-se necessário 'saber ler' criticamente
os dados, informações disponibilizadas" (ALUNO I).
"As instituições necessitam de dados e informações para
gerir suas atividades e projetos" (ALUNO A).
"A gestão pode unir pessoas e informações na tentativa de produzir algo rentável" (ALUNO B).
"A gestão pode unir pessoas e informações na tentativa de produzir algo rentável" (ALUNO B).
Terminado o diálogo em torno dos conceitos e das imagens, iniciou-se o processo de avaliação por meio da escrita que teve como finalidade registrar parte do que foi colocado oralmente. Desse modo, segue a descrição dos pontos fracos e fortes da aula:
PONTOS
FORTES:
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PONTOS
FRACOS
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O estilo da apresentação
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Interação entre os participantes e
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Excesso de teoria
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a composição dos slides em si foram boas,
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porém, alguns foram extensos
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O tema discutido é bastante atual
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e as análises foram enriquecedoras
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Escrever sobre as imagens] permite aos participantes
mais tímidos [...] expor suas ideias
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Gostei muito da utilização das imagens durante a
apresentação
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AVALIAÇÃO "positiva, aula diferente com imagens
e diálogo entre “turma” e “professora”...
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"A discussão foi pertinente e a forma de
reflexão sobre as imagens nos traz diferentes olhares
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e contribui para melhor compreensão do assunto
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A informação foi recebida e passada de forma competente
e, de maneira mais breve possível
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contribui para melhorar o controle
de um grupo (empresa) e do homem (indivíduo)"
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Achei toda a dinâmica bem interessante e gostei
muito de como a dinâmica foi conduzida
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Esse texto relata a proposta de uma atividade possível de ser
desenvolvida em cursos de pós-graduação de qualquer área tendo como aporte conceitos
básicos estudados pela Ciência da Informação. Além disso, apresenta a sala de
aula como um espaço de pensar, praticar, refletir, sentir,
deliberar e avaliar, assim como, de recomeçar novamente este ciclo caso
seja necessário. Por meio da dinâmica relatada e a partir dela pôde-se exercitar o
planejamento de uma atividade pedagógica interdisciplinar pautada no diálogo
(PADILHA, 2005).
O exposto também permite avaliar a postura da
doutoranda na sala de aula como professora/aluna. Como docente, mesmo tendo
utilizado essa dinâmica de trabalho algumas vezes, o resultado permitiu uma
resignificação da sua prática perante as avaliações dos alunos do mestrado em
Administração. Como aluna do doutorado em Ciência da Informação, possibilitou entrar
em contato com pressupostos teóricos que permitiram repensar a escrita do
projeto em curso.
REFERÊNCIAS UTILIZADAS
BICALHO, Lucinéia Maria; OLIVEIRA, Marlene de. Aspectos conceituais da transdiciplinaridade e a pesquisa em Ciência da Informação. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.21, n.2, p. 87-102, maio/ago. 2011.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede: a era da Informação: economia, sociedade e cultura. Vol. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GARCÍA-MORENO, Maria Antonia. As tecnologias da informação e comunicação no contexto da alfabetização digital e informacional. In: CUERVAS, Aurora Cerveró; SIMEÃO, Elmira. Alfabetização informacional e inclusão digital: modelo de infoinclusão social. Brasília: Thesaurus, 2011. 219 p.
JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 3ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
MARCUSCHI, L. A. Compreensão de texto: algumas reflexões. In. DIONISIO, A. P. e BEZERRA, M. A. (orgs.) O livro didático de Português: múltiplos olhares. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico. SP: Cortez, 2005.
SILVA, José Carlos Teixeira da; PLONSKI, Guilherme Ary. Inovação tecnológica: desafio organizacional. Prod. v.6, n.2, São Paulo, July/Dec. 1996. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prod/v6n2/v6n2a03.pdf. Acesso em: 15 fev. 2013.
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