6 de mar. de 2013

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO: ATIVIDADE DIALÓGICA AO TRABALHAR COM IMAGENS E CONTEXTOS RELACIONADOS COM O CAMPO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PRIMEIRA PARTE)

 

INTRODUÇÃO

Apresentação do relatório de prática de ensino, como uma exigência da disciplina Estágio em docência I, ministrada pelo professor Dr. André Porto Ancona Lopez pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB). A atividade pedagógica realizada no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAdm-UFES), teve o acompanhamento da professora Drª Monica de Fátima Bianco, responsável pela disciplina Tecnologias de Gestão e Processos de Trabalho (ADM 9008).
DESENVOLVIMENTO

PLANEJAMENTO

No primeiro momento do planejamento estabeleceu-se contato com a professora responsável pela disciplina. Assim sendo, iniciou-se uma análise dos temas apresentados no programa de ensino e, por conseguinte, das possibilidades de diálogos entre as disciplinas envolvidas no processo: a administração e a ciência da informação. Percebeu-se, então, na interdisciplinaridade, o vislumbre de um "diálogo entre disciplinas" e/ou de uma apropriação mútua de metodologias, princípios, teorias e conceitos construtos entre as áreas de conhecimento (JAPIASSÚ, 2001).
No segundo momento de planejamento, decidiu-se que o método da atividade teria como base a articulação de teoria com imagens, sendo esta uma atividade recorrente o diferencial estaria no olhar diferenciado durante as discussões. Em seguida, realizou-se a seleção de fragmentos das obras dos autores anteriormente selecionados, bem como, das imagens que seriam utilizadas durante a aula no Google Imagens, assim como, procedeu-se a organização da seleção no Power Point tendo como finalidade a exposição no dia 19 de fevereiro de 2013, das 15 às 17 horas.
OBJETIVOS

Ao final do momento de discussão, os envolvidos foram convidados a identificar algumas bases conceituais recomendadas no programa da disciplina e, por fim, refletir acerca das possibilidades de aplicações no que se refere a área de atuação de cada sujeito.
ESTRATÉGIAS
 
A atividade dialógica, teve como parâmetros a (o):
 
- Exposição teórica dos temas relacionados à competência, sociedade em rede e gestão, bem como, de imagens que convidaram a uma possível reflexão;
- Dinâmica baseada na disponibilização de imagens no Power Point/data show, tendo como finalidade pensar na aplicação dos conceitos;
- Armazenamento das imagens, sons e questões num vídeo que foi disponibilizado para a turma na aula do dia 26 de fevereiro de 2013.
ATIVIDADE DIALÓGICA

Do que seria uma conversa prévia com os alunos surgiu a introdução do primeiro assunto discutido: sociedade da informação. Em seguida, fragmentos das obras de autores como Castells (1999) e García-Moreno (2011) complementaram a discussão tanto do conceito sociedade da informação quanto do próximo a ser contemplado: competência em informação. Segue as imagens selecionadas para o primeiro contexto da discussão: sociedade da informação.

 
As análises das primeiras imagens ampliaram a compreensão dos fragmentos da teoria da obra de Castells (1999), ao contextualizar que “O processo atual de transformação tecnológica expande-se exponencialmente em razão de sua capacidade de criar uma interface entre campos tecnológicos mediante uma linguagem digital comum na qual a informação é gerada, armazenada, recuperada, processada e transmitida. Vivemos em um mundo que se tornou digital”. Por consequência, nesse momento o diálogo inicial, provocou uma reflexão acerca do que as tecnologias de busca proporcionam em diversos campos de atuação social (GARCÍA-MORENO, 2011).
Segue as imagens selecionadas para o segundo contexto da discussão que também esteve presente no primeiro momento: a competência.

 
As reflexões acerca dessas imagens também foram ao encontro da teoria selecionada, o que possibilitou considerar que “O caminho para uma verdadeira sociedade da informação, inevitavelmente, passa pelo desenvolvimento de estruturas tecnológicas que permitem o acesso em termos de igualdade dos indivíduos que compõem essa sociedade” (GARCÍA-MORENO, 2011).

Esse diálogo encaminhou as reflexões para a explanação dos conceitos de competência tanto para o contexto da ciência da Informação quanto para a administração, que em certo momento foram definidas como um aprendizado individual e coletivo na organização, bem como, a escolha dessas competências pode assegurar o progresso da gestão e a sobrevivência da empresa (SILVA; PLONSKI, 1996).
Além do exposto, foram articulados fragmentos teóricos e imagens que deram visibilidade a contextos acadêmicos e profissionais dos sujeitos envolvidos. Segue as imagens selecionadas para o terceiro contexto da discussão: a gestão.
 
 
Para essa discussão, houve a necessidade de uma articulação prévia acerca do papel decisivo desempenhado pelos meios de inovação no desenvolvimento da Revolução da Tecnologia da Informação para as organizações. “A concentração de conhecimentos científicos/tecnológicos, instituições, empresas e mão de obra qualificada são as forjas da inovação da Era da Informação” (CASTTELS, 1999).
Essa colocação foi seguida pela exploração de um fragmento teórico que acabou por nortear a discussão final: A formação de redes entre pequenas empresas com gerenciamento das grandes empresas e as alianças entre empresas de grande porte em relação a parte do mercado. Sendo essas duas tendências resultado da interação entre as mudanças organizacionais e a tecnologia da informação (digitalização das telecomunicações, transmissão em banda larga e melhoria nos computadores em rede), uma mistura que gerou a "empresa em rede", que processa e gera informações para melhor adaptação para o mercado mundial” (CASTELLS, 1999).
PRODUTO GERADO
 
Tendo o momento durado cerca de três horas, a exposição teórica e a articulação dos temas selecionados durante o planejamento sofreram uma alteração significativa durante o processo, resultando numa adaptação do conteúdo que foi trabalhado no Power Point/data show.
Após a adaptação necessária, finalmente os fragmentos teóricos, as imagens, as reflexões e avaliações dos alunos do mestrado foram armazenadas num vídeo produzido no Movie Maker.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário